Etnologia Sul-americana

Etnologia Sul-americana 2017-10-30T12:14:12+00:00

Sorte e Azar, Verde e Amarelo:modelos matemáticos de imprevisibilidade aplicados a cultura humana

Este artigo publicado, em primeira versão em Psicologia e Práticas Sociais e integrando o livro "A Utopia Brasileira", aplica os chamados modelos de "caos" à história e cultura humanas.

Desenvolvimento Econômico: Felicidade e Necessidade

A identificação do desenvolvimento econômico com o crescimento do PIB tem gerado críticas, hoje corriqueiras, decorrentes do esquecimento do bem estar social compreendido como alimentação, moradia, assistência de saúde e educação.

A Revolução dos Villas-Boas: os cinqüenta anos do Parque Indígena do Xingu

(NOVO) Este artigo celebra os cinquenta anos da criação do Parque do Xingu pelos irmãos Villas-Boas em 2011. Relaciona a criação do Parque com a explosão da criatividade brasileira dos anos 30 ao anos 50. Mostra a releväncia do Parque do Xingu para a inauguração de uma nova fase na interação com as pequenas sociedades tradicionais.

Por |Artigos, Artigos - Capa|

A Narrativa Épica e a Identidade Nacional Cubana

A narrativa épica é central à identidade de Cuba. Tradições ibéricas muito antigas são usadas para construir o imaginário popular. Faz-se da cultura poderoso instrumento de mobilização política e resistência militar. (escrito pouco antes do afastamento de Fidel Castro, integra o livro "A Gierra da Identidade")..