Etnicidade e Multiculturalismo

Etnicidade e Multiculturalismo2017-10-30T12:34:58+00:00

A Tragédia Étnica (trabalho apresentado em audiência pública no STF)

  George de Cerqueira Leite Zarur, PH D   A etnicidade tem sido causa das maiores tragédias da humanidade e é com enorme apreensão que assisto à introdução de políticas raciais no Brasil. Tenho boas razões para ter dedicado minha vida ao estudo da etnicidade, pois consta que meus bisavós paternos, cristãos libaneses, teriam sido assassinados por soldados turcos em um pogrom contra sua pequena aldeia no norte do Líbano. Assim como meu avós, árabes cristãos e mulçumanos, judeus, ciganos, armênios [...]

Razões Para Não Se Adotar o Sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras

O sistema de cotas está se tornando um mecanismo popular como “política social”. Sua implantação representará um golpe na universidade e um risco para a nação.

Livro de Orlando Villas-Bôas – uma boa leitura

Foi recentemente lançado pela editora FTD, o livro Orlando Villas-Bôas, história e causos. Para quem conheceu Orlando, a leitura do livro parece trazê-lo de volta, com a sua conversa boa e animada. É uma excelente leitura. George Zarur redigiu um dos prefácios ao livro, onde fala sobre Orlando e seu papel para a conquista de uma sociedade mais humana no Brasil.

Brazilianismo, Raça e Nação

George Zarur analisa a influência do pensamento acadêmico e de recursos financeiros norte-americanos no pensamento social brasileiro. (Integra o livro "A Guerra da Identidade").

O Sentido do Tempo: descristianização, medo e sociedade

Este pequeno artigo relaciona religião, medo e os processos de configuração do tempo em diferentes tipos de sociedades sugerindo que Igreja volte a bater às portas do mundo, como no Concílio do Vaticano II (divulgado neste site em 28/01/2007).