Artigos

Artigos 2017-11-02T18:20:26+00:00

Sorte e Azar, Verde e Amarelo:modelos matemáticos de imprevisibilidade aplicados a cultura humana

Este artigo publicado, em primeira versão em Psicologia e Práticas Sociais e integrando o livro "A Utopia Brasileira", aplica os chamados modelos de "caos" à história e cultura humanas.

By |Artigos, Identidade Brasileira|

Nation and Multiculturalism in Cuba: A Comparison with the United States and Brazil

This paper defines multiculturalism as an armistice concept among opposed ethnic groups in the US. Its use in Cuba and Brazil is understood as consequence of the position of the states' elites in both countries facing American political culture. (Published in Portuguese by FLACSO-Brasil) Posted in this site in February, 25th, 2006.

Desenvolvimento Econômico: Felicidade e Necessidade

A identificação do desenvolvimento econômico com o crescimento do PIB tem gerado críticas, hoje corriqueiras, decorrentes do esquecimento do bem estar social compreendido como alimentação, moradia, assistência de saúde e educação.

By |Artigos, Economia Política|

A Revolução dos Villas-Boas: os cinqüenta anos do Parque Indígena do Xingu

(NOVO) Este artigo celebra os cinquenta anos da criação do Parque do Xingu pelos irmãos Villas-Boas em 2011. Relaciona a criação do Parque com a explosão da criatividade brasileira dos anos 30 ao anos 50. Mostra a releväncia do Parque do Xingu para a inauguração de uma nova fase na interação com as pequenas sociedades tradicionais.

By |Artigos, Artigos - Capa|

A Narrativa Épica e a Identidade Nacional Cubana

A narrativa épica é central à identidade de Cuba. Tradições ibéricas muito antigas são usadas para construir o imaginário popular. Faz-se da cultura poderoso instrumento de mobilização política e resistência militar. (escrito pouco antes do afastamento de Fidel Castro, integra o livro "A Gierra da Identidade")..

Etnia e Construção da Nação no Pensamento Social Brasileiro

Este artigo, primeiro capítulo do livro "A Utopia Brasileira", estuda o pensamento social brasileiro do povo e da elite frente a conceitos como os de raça, cultura e sociedade. No passado,o Brasil tinha um rumo e os brasileiros para ele o conduziam. (English version available in this site).

Raízes Étnicas do Brasil: modelos de integração

Conferência Apresentada à 38ª Assembléia Geral do Bispos do Brasil - Ano 2000 - Porto Seguro - Bahia (Publicada pela CNBB). O genocídio das populações indígenas gerou uma população mestiça originária de mulheres índias e homens europeus seguindo o roteiro padrão das guerras de extermínio. Seguiu-se um segundo genocídio resultante da escravidão negra, ocasionando um processo análogo de miscigenação.